Pedagiômetro

6 de jun. de 2011

Mosquito vence a Prefeitura na guerra contra a dengue


Por: José Carlos Triniti

As notícias para Sorocaba não são nada animadoras em relação à guerra contra a dengue. Declarada pela Prefeitura para combater o inimigo de todos nós, o mosquito Aedes Aegypti, a guerra não tem alcançado resultados satisfatórios até o momento. Vamos aos números recentes apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde: Sorocaba já soma mais de 1,5 mil pacientes infectados neste ano. Esta semana, tivemos ainda a confirmação da segunda morte por dengue.

A cada semana, são assustadores os números divulgados. A responsável pela Área de Vigilância em Saúde confirma que os dados da dengue nas últimas semanas são preocupantes. Conforme estabelece o Ministério da Saúde, Sorocaba está há menos de 200 casos para atingir o patamar de 1,7 mil contaminações para configurar uma situação de epidemia. A cidade, segundo o IBGE no censo de 2010, contabilizou 586.525 habitantes e o cálculo do Ministério da Saúde é de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A preoucpação, agora, dos responsáveis, não é mais com a possibilidade real de epidemia, mas evitar que a cidade vivencie uma endemia da doença, ou seja, quando a contaminação ocorre durante todo o ano e não em períodos sazonais.

Não tenho dúvidas dos esforços daqueles que trabalham efetivamente para combater a dengue em Sorocaba. Certamente, o exército disponível é muito pequeno para enfrentar quantidade tão grande de inimigos. A responsabilidade é de todos nós, cidadãos sorocabanos, que devemos combater a dengue em nosso cotidiano e, sobre isso, não há dúvidas. A verdade é que a Prefeitura, ao declarar guerra, não aumentou seu exército, falhou no planejamento e vem sofrendo derrotas e mais derrotas no combate ao mosquito. Não podemos aceitar que a culpa seja somente da população como quer passar o Executivo. O fato é que a Prefeitura falhou e vem falhando na estratégia de guerra que adotou. O combate à dengue é permanente, diário, deve perdurar por todo o ano e isso não foi feito pelo Poder Público Municipal. O resultado é o que estamos assistindo: muitas pessoas com dengue, duas mortes, e Sorocaba se aproximando de uma situação de epidemia.

José Carlos Triniti Fernandes
Presidente do PT de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário