Pedagiômetro

30 de abr. de 2010

Faixas exclusivas para ônibus em Sorocaba

A imprensa sorocabana noticia hoje que a Prefeitura, por meio da URBES, anuncia a intenção de criar faixas exclusivas para ônibus em algumas vias da cidade.
Assunto dos mais importantes, tendo em vista o fato de o trânsito da cidade caminhar rapidamente para uma situação de caos.
Em primeira análise é preciso apontar os responsáveis por tal situação. Sorocaba é governada pelo mesmo grupo político há cerca de 30 anos. Em todo esse período a concepção de crescimento da cidade é a de vias voltadas ao transporte individual.
É só prestar atenção nas intervenções mais recentes. As avenidas que foram revitalizadas só foram preparadas para o trânsito de carros. As ciclovias nelas implantadas não passam, na maior parte dos casos, de calçadas pintadas de vermelho e o ciclista acaba concorrendo com pedestres, ao invés de incentivar a diminuição do trânsito.
As calçadas então dariam um capítulo inteiro à parte. Percorrer as calçadas de vias como a Américo Figueiredo, por exemplo, é desafio quase insuperável para idosos e deficientes. É tanto desnível, buraco e falta de padrão, que é mais fácil arriscar a vida caminhando pelo asfalto.
Mas voltando às faixas exclusivas, creio que seja medida importante. Desde que feita da forma correta.
Avenidas novas, como a Ulisses Guimarães ou a Mário Covas já deveriam ser idealizadas com corredores próprios para ônibus. A idéia seria a de termos corredores que permitissem aos ônibus circularem num padrão parecido com a lógica dos metrôs.
Mas parece que não será isso o que ocorrerá na cidade. As faixas propostas pela Prefeitura não permitem essa disposição. Aliás, por vezes pouco ajuda, em outras até atrapalha.
Enfim, a política de transporte público e trânsito de Sorocaba é muito ruim. Ônibus caros e congestionamentos constantes. O ideal é que essas alterações sejam debatidas com a população, de forma transparente e democrática.

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