Pedagiômetro

27 de abr. de 2010

O voto aos 16 é a resposta dos jovens ao país

Termina no próximo dia cinco de maio o prazo para que os jovens, com dezesseis anos ou mais, procurem a Justiça Eleitoral para a retirada do título eleitoral. Por isso, vale a reflexão sobre o tema.
Quando se fala em democracia, todas as suas formas, instrumentos e virtudes surgiram como conquistas.
O voto aos 16 anos é parte disso e deve receber da nossa juventude os devidos valor e respeito.
Os momentos marcantes da história do Brasil contaram com a participação de jovens como protagonistas. Foi assim com Zumbi dos Palmares, que começou sua luta ainda adolescente pela libertação do povo negro. Também a ascensão de Getúlio na década de 30 teve o apoio determinante dos jovens. E quando o mesmo enveredou pelos caminhos do totalitarismo, foi a mesma juventude quem tratou de buscar a retomada do rumo democrático no país.
A resistência à ditadura que se iniciou em 1964 foi quase que completamente organizada por jovens apaixonados pela liberdade, pelo respeito ao ser humano e às liberdades individuais.
Dentre os jovens que ofereceram suas vidas pela democracia, naquele período, estava nossa ex-ministra e pré-candidata à Presidência da República, Dilma Roussef. E chega a ser irônico que aqueles que aplaudiram a ditadura, agora tentem atacar a candidata petista por sua bravura e determinação na luta pela democracia. Lançam sonoros bombardeios para dizer que a mesma pegou em armas nas décadas de 60 e 70.
Ora, se o fez, foi para que justamente a liberdade, inclusive dos que hoje lhe atacam, pudesse ser garantida. Ou seja, o que tratam como defeito de Dilma, é na verdade uma de suas maiores virtudes. Não fossem esses bravos jovens de todas as idades que se dispuseram a enfrentam o terror militar, ainda viveríamos num país governado para poucos.
Outras ainda foram as experiências importantes dos jovens em nossa história, como a campanha Diretas Já e o Fora Collor.
Agora, aqueles que fugiram da resistência se utilizam de mecanismos que atacam nossa própria liberdade. Não foi fácil conquistar a liberdade de opinião e expressão, e o que fazem com ela? Invadem sites e inundam as caixas de e-mails com mensagens falsas e críticas preconceituosas e rasteiras.
A democracia é o maior de nossos bens e deve ser tratada com o devido respeito.
Jovens entre 16 e 29 anos de idade somam hoje cerca de vinte e cinco por cento do eleitorado brasileiro e não só podem, como devem, utilizar o instrumento conquistado pelos jovens de ontem para a construção de um futuro mais justo aos jovens que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário