Pedagiômetro

22 de jul. de 2010

SENSUS: assim como Serra, Alckmin começa a despencar

Pesquisa Sensus, encomendada pelo PSB e divulgada ontem, aponta o tucano Geraldo Alckmin à frente na disputa eleitoral para o governo de São Paulo. Porém, com forte viés de queda.
Valem aí algumas considerações.
Há um movimento natural em pesquisas quando o cenário ainda é incerto. A tendência é de que o eleitor entrevistado opte por apontar o nome mais conhecido da lista oferecida pelo entrevistador, ao invés de se anunciar como indeciso.
Isso aconteceu, por exemplo, com José Serra, que durante muito tempo liderou pesquisas para a Presidência da República. Quando Dilma entrou de fato na disputa, rapidamente foi diminuindo a distância com o tucano, até que passou (e sua linha continua ascendente, ou seja, vai crescer ainda mais).
No caso de São Paulo, o movimento tradicional começa a se desenhar. A princípio Alckmin aparecia com mais de 50% de intenção de votos. Hoje, aparece com 38%.
Mercadante, que começou abaixo dos 10%, já alcança 18%. Porém, ainda está havendo uma transferência de votos do tucano para os indecisos.
Parece, então, que finalmente a eleição para o governo do estado vai começar. Até aqui, os holofotes eram todos para a disputa da Presidência. Agora a chapa vai esquentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário