Pedagiômetro

5 de dez. de 2009

CUBA: Parte 1


Antes de viajar para Cuba, procurei um mínimo de informações em sites e blogs sobre o turismo no país. Coisas básicas como lugares em que obrigatoriamente deveria visitar, custos, quanto levar em dinheiro, em que moeda, uso de cartões de crédito, etc.
Pra minha surpresa não foi fácil encontrar essas dicas. Então, além de postar aqui algumas impressões que tive da Ilha de Fidel, vez ou outra também colocarei algo nesse sentido.
Pra quem, como eu, vai ao país com a intenção de conhecer um pouco melhor de sua história e de seu regime, vale dizer que a visita ao Museu da Revolução é uma aula. Ou melhor, um curso todo.
Nos tempos livres, resolvi ler sobre o processo revolucionário liderado por Fidel, e isso facilitou muita coisa. Uma boa sugestão é o famoso texto “A HISTÓRIA ME ABSOLVERÁ”, que narra a primeira tentativa de tomada do poder pelas forças revolucionárias que combatiam o regime ditatorial de Batista.
A ação aconteceu em 1953 e Fidel restou preso. Com toda sorte de manipulações para que não pudesse se defender adequadamente, o Comandante teve que optar por atuar como advogado de si mesmo (já havia se formado em Direito).
O texto, portanto, é uma reconstrução de suas alegações perante o Tribunal cubano. Após fazer uma explanação cirúrgica sobre as origens da miséria que assolava seu país, de retratar a alma de seu povo e apontar saídas, ao final reúne consistentes argumentos do ponto de vista legal para sua absolvição. No entanto, acaba ele mesmo pedindo sua condenação, como gesto de solidariedade aos seus companheiros que se encontravam presos. Daí a célebre frase em que pede que o condenem, pois “a história me absolverá”.
Pois após essa leitura, visitar o museu fica sendo uma experiência muito mais rica.
Mais que isso, é possível iniciar um processo de compreensão quanto as fases da Revolução. Situações comuns em nossos debates por aqui também já ocorreram por lá, como, por exemplo, a dificuldade de se separar as ações de governo, das do partido.
Numa próxima postagem falarei disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário