Pedagiômetro

4 de ago. de 2010

Pra não dizer que não falei da Marginal Dom Aguirre

Em Sorocaba, a elevação da Dom Aguirre tem sido assunto obrigatório. São milhares os comentários, opiniões e palpites sobre a eficiência da obra.
De qualquer forma, torço para que os problemas de alagamento sejam, de fato, extintos. Sem é claro que outros sejam criados.
Sendo assim, pra não dizer que não falei do assunto, deixo aqui algumas questões que, creio, valerão debates futuros:

1. O município de Sorocaba precisa definir o papel da malha ferroviária que corta a cidade:
Um dos trechos da marginal que não pôde ser significativamente elevado foi o que passa por baixo da linha férrea. Não pôde justamente para que o tráfego de veículos altos não fosse comprometido.
A malha ferroviária instalada em Sorocaba precisa de uma destinação que sirva a população de Sorocaba. Do jeito que está, serve muito pouco e a Prefeitura não possui qualquer ideia de como melhorar esse uso.

2. A rapidez com que a obra foi executada é de se elogiar. A dispensa de licitação, não!
Não concordei antes e continuo sem concordar agora. Uma obra de valores próximos aos cinco milhões de reais deve passar pelo crivo de um processo licitatório. É bom pra administração, que mostra transparência, e é bom pros cofres públicos, que terão a segurança das melhores condições.
No mais, discordo da posição de que tal obra tratou-se de mera pavimentação. Houve ali uma intervenção de engenharia e só por isso a licitação já seria recomendada.

3. Se a resolução era tão simples, por que o grupo político que governa Sorocaba há quase três décadas ainda não havia feito nada?
Os trechos sujeitos a alagamento na avenida são os mesmos há décadas. A diferença deste ano para os anteriores é que choveu mais e a Prefeitura havia abandonado os serviços de desassoreamento do leito do rio. Aí deu no que deu.
Torço pra não haja novos problemas, mas, sinceramente, não creio em soluções tão simples tiradas da cartola. Tanto é assim, que meses antes da elevação, Vitor Lippi falava em construção de piscinão em baixo da praça Lions (?!?!?) e muro na margem do rio.

4. Se a elevação funcionar, pra onde vai a água que não transbordar na marginal?
Bom, aí não precisa ser nenhum gênio pra saber. Só pra lembrar algumas áreas alagadas neste ano: Vitória Régia, São Bento, Abaeté, Santo André II. Muitas famílias já foram removidas desses bairros. Mas, nem todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário