Pedagiômetro

13 de out. de 2009

Câmara de Sorocaba precisa agir com independência

Há algum tempo tenho discutido com os companheiros e companheiras do PT a necessidade de avançarmos num debate de valorização do Legislativo sorocabano.
É triste ver a subserviência de alguns vereadores que, não raro, inclusive admitem assumir ou deixar de assumir alguma postura, por orientação do “Paço”.
Agora mesmo, no caso das propinas, o vereador Ditão, do PMN, disse na tribuna que espera que o Prefeito Vitor Lippi “libere” sua bancada para assinar o pedido de CPI apresentado pelo PT.
Situação esdrúxula essa de haver uma liberação! Cada um dos vereadores daquela Casa de Leis foi eleito pela população. Não me cabe discutir se o eleitorado da cidade escolheu bem ou mal seus representantes. O fato é que cada um dos eleitos deveria cumprir seu compromisso de legislar e fiscalizar com qualidade e independência.
Aguardar autorização do Executivo é rasgar todo e qualquer princípio de equilíbrio entre os poderes republicanos. Mais que um desrespeito ao povo que os elegeu, é um descompromisso com o Estado Democrático de Direito.
Se Lippi tem sido omisso, a maior parte dos Vereadores está sendo conivente e isso tende a acabar mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário