Pedagiômetro

7 de out. de 2009

Começou a operação abafa, mas há perguntas que ainda incomodam

Os movimentos realizados pela administração Vitor Lippi começam a "esfriar" o caso das propinas na Prefeitura de Sorocaba.
Após criar aquele monstrengo intitulado de "Comissão de Sindicância", refiro-me dessa forma à tal "comissão" por entendê-la ilegal, imprópria e que afronta o princípio da harmonia entre os Poderes, entre outros, o Prefeito agora surge com a "novidade" da criação da Controladoria do Município.
Tal órgão é fundamental em qualquer cidade de porte médio ou grande e constava inclusive das propostas do PT, caso tivéssemos vencido as eleições do ano passado. Portanto, louvável a iniciativa. Pena que pra ela fosse tomada, todo esse escândalo tivesse que acontecer.
Mas parece estar funcionando, Lippi também chamou sua esmagadora bancada para conversar, ajustou o discurso com parte da imprensa, que já se manifesta contra a instalação de uma CPI, enfim, parece que a operação "panos quentes" começa a suplantar a "Pandora".
No entanto, creio que tal estratégia colocará seu governo definitivamente em risco. Parece-me óbvio que as investigações da Polícia Civil avançarão. E tal postura pode e deve acabar por comprometer o próprio Lippi, caso avance no sentido contrário ao de sua expectativa.
Só pra exemplificar o que estou tentando dizer: há algumas perguntas que ninguém, ou muito pouca gente ousou fazer até aqui, quais sejam, por que foi a Divisão de Crimes Contra o Patrimônio do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil quem prendeu o Secretário Renna por pedofilia?
Que diabos pedofilia tem a ver com crime contra o patrimônio?
Não parece estranho? Não seria razoável crer que Renna estava sendo monitorado pela Polícia Civil por outros motivos que não a prática de pedofilia e que o DEIC teria atirado num alvo e acertado em outro?
E por que motivos o Secretário, já preso por crime tão bárbaro quanto o que praticou, recebera visitas de "colegas" de governo, como o Vice-Prefeito e outro Secretário? Visita de solidariedade?
Às vezes, a porta está entreaberta e muita gente tem medo de escancará-la, então só enxergam o que se consegue pela fresta. O problema é que quando o vento tratar de abri-la todo o resto poderá ser visto, inclusive a parte feia da paisagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário