Pedagiômetro

24 de nov. de 2009

Por que Dilma sobe e Serra cai?

A pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem devem ter causado arrepios na vasta careca de José Serra. Em um ano, ele já encolheu 15 pontos percentuais, enquanto Dilma sobe.
Há bastante tempo o PT e o governo Lula vem agindo de forma a demonstrar em ações práticas o quanto são diferentes os modelos de administração petista e tucano.
E isso agora começa a surtir efeito.
A democracia brasileira é hoje mais madura porque o povo brasileiro também amadureceu. As pessoas percebem, mesmo que de forma muito sutil, as diferenças entre um modo de governar e outro.
O Brasil experimentou tão poucas experiências democráticas ao longo de sua história que não é difícil entender o medo que tantos tinham de um governo progressista. Ainda não havia parâmetro para qualquer espécie de comparação entre um modelo e outro. Hoje há, e o povo brasileiro parece estar fazendo sua opção.
Dilma cresce de forma consistente em todas as pesquisas e isso acontece à medida em que as pessoas vão entendendo o que está em jogo. Assim, as eleições de 2010 serão mesmo plebiscitárias, seja com Serra ou Aécio como candidato do PSDB.
E seja qual for o adversário, creio que Dilma vencerá, porque cresce o sentimento de que não se vota na pessoa, mas no projeto. É mesmo uma questão de percepção. De que o Brasil de hoje é melhor que o da era FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário