Pedagiômetro

2 de set. de 2010

A última cartada de Serra afronta a democracia

O candidato demo-tucano José Serra chegou ao fundo do poço, ou melhor da fossa.
Desesperado pela queda sem fim demonstrada por todos os institutos de pesquisa, seu programa de TV partiu para o tudo ou nada. Insinua que Collor participará do governo de Dilma, anuncia uma ditadura branca do PT entre outras acusações descabidas.
E fora da campanha na TV sua atuação é ainda pior. Tenta construir uma tese de conspiração contra sua minguada candidatura com denúncias seguidas de quebra de sigilos fiscais de seus pares, tudo isso muito bem amplificado por sua militância midiática.
Pergunto: se interessa à candidatura de Dilma construir dossiês de adversários que hoje apresentam pouca viabilidade eleitoral, por que não fazê-lo em relação a Plínio do PSOL, ou Marina do PV? Creio, aliás, que a chance de Marina polarizar com Serra na disputa pelo segundo lugar já seja real.
E o próprio Serra sabe disso. Tanto é assim, que o PSDB já anunciou que tentará derrubar a candidatura de Dilma na justiça. Sim, na base do golpe mesmo.
É impressionante como o tempo passa mas a tendência golpista da direita brasileira não muda. Não há como apagar traços que fazem parte do DNA dessa turma.
O último suspiro de Serra nesta eleição poderia ser um pouco mais digno e respeitar os princípios da democracia.

2 comentários:

  1. Só uma pergunta...O que um militante do PT acha do escândalo do mensalão que quase derrubou o governo Lula? O que acha do passado de Dilma Roussef, a qual invadiu faculdades com pistolas na mão, ameaçando estudantes - que vc um dia já foi - de morte? Sou apartidário e pergunto por pura curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião sobre o mensalão sempre foi clara: não acredito na existência do mesmo. Houve, como se pôde provar, práticas reprováveis nas relações entre partidos políticos, com a verificação de existência de "caixas 2" para financiamento de campanhas.
    Acho lamentável que também o PT, e não só ele, tenha de alguma forma participado disso.
    Quanto a possibilidade de um parlamentar petista, que lutou pela redemocratização do país e que durante várias eleições seguidas ousou apresentar ao país um operário como opção para governá-lo, depois de tudo isso "negociar" voto em projetos do seu governo em troca de dinheiro, não vejo nenhum sentido nisso. É óbvio que o mensalão como apresentado por Roberto Jefferson e comprado pela mídia nunca existiu.
    Pra resolver isso, minha opinião: Reforma Política. Severa, ousada e profunda.
    Quanto a estória de Dilma ter sido terrorista, meu caro, é uma distorção da história.
    Dilma tem uma história linda de defesa dos valores da democracia. Participou da resistência a ditadura, enquanto outros, como Serra, optaram pelo autoexílio. Não vejo isso como defeito, mas como virtude.
    No mais, o PT surgiu há trinta anos justamente com uma tese de que era possível transformar um país pelas vias democráticas. Como de fato está fazendo.
    Portanto, sugiro que não compre o que os tucanos estão tentando lhe vender. Pelo bem da democracia.

    ResponderExcluir