Pedagiômetro

14 de ago. de 2009

Criado em Sorocaba o Comitê Regional Pró-Conferência de Comunicação

Por João José de Oliveira Negrão

Na noite de terça-feira (11/08), em reunião ocorrida no Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e região, foi criado o Comitê Regional Pró-Conferência Nacional de Comunicação, integrado por entidades da sociedade civil. O grupo – que poderá ser ampliado por outras entidades que queiram se integrar – terá como tarefa debater e organizar atividades preparatórias à conferência nacional, já marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro.

No dia 16 de abril de 2009, o governo Lula assinou um decreto convocando a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), a ser realizada em Brasília. Segundo o decreto, o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital" será debatido por delegados representantes da sociedade civil, eleitos em conferências estaduais e por representantes do poder público. Diversas organizações da sociedade civil que lidam com comunicação já estão organizando reuniões para realizarem as etapas regionais prévias à conferência nacional. De acordo com Lula, será uma oportunidade histórica de participação da sociedade civil na forma como é tratado o direito à comunicação no Brasil.

Integrantes

Inicialmente, integram o comitê o Sindicato dos Jornalistas de SP – Diretoria Regional de Sorocaba; o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região; o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e região; o Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Sorocaba e região; o Sindicato dos Psicólogos de SP – Regional Sorocaba; Sindicato dos Papeleiros de Sorocaba e região; Sindicato dos Têxteis de Sorocaba e região e a CUT – Regional Sorocaba.

Além das entidades sindicais, também integram o grupo a Aliança Internacional dos Jornalistas – Pólo Sorocaba; a ASI (Associação Sorocabana de Imprensa); a AJORI (Associação de Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga); o PT de Sorocaba; a Macrorregião de Sorocaba do PT; o PT de Araçoiaba da Serra; o Centro Acadêmico de Psicologia da Unip; o Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania); a Pastoral da Comunicação de Votorantim; a União das Associações de Amigos de Bairro de Votorantim e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim. Os mandatos do deputado estadual Hamilton Pereira e dos vereadores Izídio de Brito Correia e Francisco França, de Sorocaba, e Fernando de Oliveira Souza, Francisco Carlos Amorim e Marcos Antônio Alves, de Votorantim, também compõem o comitê.

O comitê tem acompanhado as discussões entre o governo federal, representantes da sociedade civil e os empresários da comunicação – que têm boicotado as reuniões – para a definição do regimento que organizará o processo de escolhas de delegados à Conferência Nacional. Definido este regimento, será convocada uma conferência preparatória – de caráter municipal ou regional – para aprofundar os debates sobre o tema.


São poucos os que já perceberam o que está em curso no país à partir das Conferência Públicas.
Só neste ano, já aconteceram as da Igualdade Racial, da Segurança Pública, da Assistência e Promoção Social, entre outras.
À partir dos resultados de tais processos, o Brasil estará repactuando seu Estado. Só pra dar um exemplo a Conferência de Segurança Pública pode aprovar um modelo de segurança completamente diferente do que temos hoje. A de comunicação é uma das mais importantes por determinar quais serão as diretrizes das políticas de comunicação no país daqui para a frente. É bom lembrar que vivemos num país onde a interferência de políticos (da direita) nos meios de comunicação é absurda.
E o mais importante é que todas essas mudanças que estão sendo construídas tem sido acompanhadas abertamente por sindicatos, movimentos populares, estudantes, representantes de entidades religiosas, enfim, um belo exemplo de consciência democrática.
Pena que poucos veículos de comunicação noticiem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário