Pedagiômetro

1 de ago. de 2009

Valores do DNA

O Prefeito Vitor Lippi anunciou ontem seu novo Secretário de Segurança Pública. Mais uma vez, um policial militar.
Há nessa lógica um claro problema de conceito de segurança pública de Lippi e do PSDB, em certa medida compreensível, já que recentemente (em termos históricos) vivemos um longo período de ditadura ... militar. E aqueles que possuem percepção crítica menos atenta tendem a criar a imagem de segurança ligada a do militarismo.
Vejo nisso um grande equívoco.
Não tenho motivos para defender, nem para criticar, a maior parte dos trabalhadores das carreiras das polícias militar ou civil. Mas, defendo veementemente a desmilitarização das polícias em todo o Brasil.
Tive a oportunidade de participar das etapas municipal e estadual da Conferência de Segurança Pública. Acompanhei os debates e participei das discussões de todos os níveis antes de expor aqui minha conclusão. E ela aponta no sentido de que o Brasil está preparado para desmilitarizar suas polícias.
É perfeitamente possível que tenhamos uma polícia judiciária (atual Civil) que caminhe ao lado de uma preventiva fardada (atual militar) com conceitos mais avançados do que encontramos hoje.
O fato do prefeito insistir em policiais militares para a Secretaria de Segurança da cidade demonstra a ausência de concepções modernas de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário