Pedagiômetro

6 de ago. de 2009

A profecia de Hamilton


A manchete da edição de ontem do jornal Cruzeiro do Sul destacou a precariedade da infra-estrutura urbana de uma das regiões mais carentes da periferia sorocabana. Trata-se dos arredores dos bairros Lopes de Oliveira e Jardim Marli.
A imagem é estarrecedora. Só de imaginar aquela criança atravessando a pinguela que liga um bairro a outro já dá aflição.
Pois eis que na noite de ontem, ao final do expediente, resolvemos eu, alguns companheiros da assessoria do Dep. Hamilton e o próprio, bater um papo e tomar umas cervejas. E o assunto obviamente surgiu.
Hamilton então lembrou que num dos debates mais quentes da campanha eleitoral do ano passado, o Jardim Marli foi tema de uma boa discussão. Narrou ele que em uma de suas caminhadas durante a campanha visitou o tal bairro.
O abandono e o descaso do poder público com o local eram as imagens que guardava. Além disso, lembrou que em certo momento, enquanto passava por uma de suas ruas de terra avistou alguns garotos “jogando” vôlei, sendo que a rede utilizada na partida era um fio elétrico.
Ao ser reconhecido pela criançada foi questionado se quando eleito, lhes daria uma rede de verdade. Ao que respondeu: “vocês não precisam de uma rede de verdade, vocês precisam é de um prefeito de verdade...” e por aí seguiu. Dizendo cada palavra com a sinceridade que lhe é peculiar.
No mencionado debate, foi mais ou menos nesses termos que Hamilton abordou a questão. Reproduziu o que presenciara em tal visita ao Jardim Marli e concluiu que a periferia desta cidade é tratada da pior forma possível, repetindo que o que Sorocaba precisava, de fato, era de um prefeito de verdade.
Interessante destacar que, depois desse debate, Vitor Lippi foi até visitar o Jardim Marli. Colocou as imagens da visita em seu bonito programa eleitoral e seguiu com suas promessas habituais.
O Jardim Marli talvez seja o grande símbolo de uma cidade que oferece tudo aos que tem muito, e quase nada aos que tem muito pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário