Pedagiômetro

2 de mar. de 2010

Crescimento de Sorocaba tem ligação direta com política econômica do Governo Federal

O sentimento geral da população sorocabana é de que a cidade vai bem, e que isso teria relação com uma boa administração municipal, ou seja, do governo Vitor Lippi.
Pois o que vejo é uma cidade absolutamente parada sob o aspecto da administração local. Aliás, a prática dos governos do PSDB por aqui é a de planejar sempre um excelente último ano de mandato. Inaugurar tudo às pressas muito perto das eleições e assim garantir bons resultados.
Pois sugiro um exercício: tente se lembrar do último investimento de impacto em saúde na cidade. Ou na educação. Qual o grande programa de moradia em Sorocaba? O trânsito hoje está melhor ou pior que há três anos?
Poderia ir muito além no exercício, mas acho que já deu pra entender onde quero chegar. Sorocaba é uma das melhores cidades que conheço para se viver, desde que você não dependa de serviços públicos.
E como é que a população não percebe essa paralisia da administração local? Tenho uma tese a respeito. Creio que o sucesso da política econômica do Governo do Presidente Lula tenha elevado um expressivo número de famílias da cidade à classe média. E isso teria diminuído em muito a dependência das mesmas em relação aos serviços públicos.
Há muito mais gente, hoje, utilizando convênios médicos particulares, tendo seu próprio veículo ou pagando escolas particulares para seus filhos, por exemplo.
Com melhor renda, a população vive mais feliz e tende a transferir esse sentimento a uma aprovação falsa ao governo municipal.
A origem, portanto, do bem estar do sorocabano, estaria na estabilidade do país.
Dois bons exemplos recentes confirmam esse momento: a instalação, em breve, da Toyota na cidade, e a inauguração que acontece hoje, com as presenças de Lula e Dilma da CASE, que volta a produzir na cidade após alguns anos.
É bom lembrar que a saída dessa empresa aconteceu durante os governo FHC (Federal) e Renato Amary (Municipal) que nada fizeram para impedir o fechamento da unidade. Felizmente hoje uma nova página será escrita sobe o tema, dessa vez com notícias muito melhores para o povo sorocabano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário