Pedagiômetro

29 de mar. de 2010

Muita calma com a "Datafolha"

Pesquisa Datafolha divulgada no último final de semana aponta crescimento da candidatura Serra e queda de Dilma. É isso? Bom, é melhor analisar os dados e os fatos com calma, já que ainda falta tempo para a única pesquisa que vale, a das urnas.
Em primeiro lugar creio que seja natural uma oscilação positiva de Serra. A príncipio são os seguintes fatores a influenciar tais resultados: 1. Serra finalmente admitiu ser candidato, o que não é surpresa, mas é fato político; 2. O programa do PSDB, bem como suas inserções, foi ao ar antes da pesquisa ir a campo; 3. As obras de maior impacto eleitoral estão programadas para serem entregues nos últimos dez dias de março, antes da desincompatibilização do candidato (aliás, estive hoje em São Paulo e vi que a "nova Marginal Tietê", entregue neste final de semana, ainda não está concluída); 4. Setores da mídia intensificaram os ataques à candidatura de Dilma.
Tudo isso já justificaria algum movimento em favor do tucano. Algo normal, já que o que se espera é que Dilma ganhe a consistência que lhe dará a vitória somente quando a campanha de TV for iniciada.
Mesmo assim o Datafolha, pra não correr riscos, alterou sua metodologia. Incluiu candidatos, alterou amostragem, tudo muito sutil, mas o suficiente para que esta pesquisa não possa ser comparada com outras, já que com métodos diferentes, não vale o tira teima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário