Pedagiômetro

16 de mar. de 2010

O imbróglio Mercadante x Ciro Gomes

Tenho sido cobrado sobre minha posição sobre a encrenca que cerca a escolha do candidato ao governo do estado que representará a ampla frente de oposição que está se formando para combater o candidato tucano.
Tal assunto tem sido pauta obrigatória nas reuniões da executiva do partido e creio que esteja perto de um desfecho. E acho que o final será feliz, creio mesmo que Mercadante seja o candidato.
Há um esforço de nove partidos para a construção de um bloco que enfrente Alckimin em boas condições. Por isso o nome de Ciro ganhou tanta força, porque havia um entendimento de que seria um nome com consistência para enfrentar as eleições, já que Mercadante, a primeira opção de fato (de todos), até então insistia que preferia se candidatar à reeleição para o Senado.
Acontece que Ciro não entendeu, ou não gostou do jogo. Nitidamente fez a leitura incorreta, senão vejamos seu discurso ao longo dos últimos meses.
Na primeira vez que foi convidado a discutir o governo do estado disse que não achava a melhor opção, já ainda se encontrava em melhor posição que Dilma nas pesquisas.
Depois Dilma passou e ele disse que ela tinha teto.
E ela superou o tal teto, já se aproxima o momento, inclusive, em que ela passará a liderar as pesquisas, até a vitória.
Ciro diz agora que em algum momento Dilma errará, já que é a menos experiente dentre os que disputam. Então tá, agora Ciro já tá rogando praga. Mas não desiste da pose.
Enfim, acho que Ciro errou feio. Mas também acho que isso teve um lado bom, aliás, muito bom. Creio ter sido esse erro o responsável pelo convencimento de Mercadante em assumir a candidatura ao governo do estado.
Ele ainda não declarou isso oficialmente, mas eu tenho muita convicção de que isso ocorrerá nos próximos dias.
Venceremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário