Pedagiômetro

18 de mai. de 2010

Considerações sobre a Vox Populi de maio

Animadores os números da pesquisa publicada no último final de semana, do instituto Vox Populi.
Como a imprensa, em geral, publica boas notícias sobre a candidatura de Dilma com imensa reserva, deixo aqui o link para quem quiser conhecer os resultados na íntegra.
No mais, faço algumas considerações:
1. Na estimulada, Dilma passou de 29% para 38% da intenção de votos. Serra caiu de 38% para 35%. Porém, é na espontânea que o crescimento de Dilma é mais expressivo, passou de 9% para 19%, mostrando uma consolidação importante de votos;
2. Dilma já vence Serra em quatro das cinco regiões do país. No Nordeste chega a 45% contra 22% do tucano. Até no Sudeste a petista já lidera (com empate técnico).
Apenas no Sul Serra ainda vence;
3. A rejeição de Dilma já é a menor entre os três principais candidatos;
4. A faixa etária em que há maior intenção de votos para Dilma é a de jovens entre 25 e 29 anos (41%). Serra vai melhor entre os que tem mais de 50 anos (mesmo assim perdendo);
5. Dilma também já aparece à frente em eventual segundo turno, passou de 35% para 40%, enquanto Serra despencou de 46% para 38%.

Parece mesmo que a candidatura de Serra estacionou em seu limite. Não deve oscilar nem muito pra cima, nem tanto pra baixo à partir de agora. Já Dilma, ainda muito menos conhecida que o adversário tucano, continua com espaço pra crescer. Creio na possibilidade concreta de vitória em primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário