Pedagiômetro

22 de fev. de 2010

A libertação do eleitorado brasileiro

Ainda recuperando alguns lances do 4° Congresso do PT, aproveito uma outra fala de Zé Dirceu. Disse o ex-ministro que a grande obra do governo Lula nesses sete anos foi a libertação do eleitorado pobre do país.
Tem toda razão. Algum tempo atrás, o coronelismo circulava livremente nas urnas eleitorais de todas as regiões.
E um povo faminto não tem opção de voto. Tem apenas a obrigação de sobreviver. Daí as ocasiões em que tantos trocavam seus votos por cestas básicas.
Essa talvez seja uma das explicações do ódio dos demo-tucanos em relação ao Bolsa Família: a segunda alforria do povo brasileiro.

A verdade de lá, também cabe aqui

É possível e necessário fazer um paralelo dessa realidade com a política de Sorocaba. Por aqui, infelizmente, ainda é comum a concessão de "favores" aos amigos do rei.
Funciona mais ou menos assim, se você é amigo de algum vereador da base aliada do Prefeito, ou de alguém próximo ao mesmo, terá um serviço público de qualidade. Consultas médicas, exames, certidões, tudo é mais fácil pra quem frequenta a Casa Grande.
Creio que já tenha passado da hora da libertação do eleitorado sorocabano, tal qual o governo Lula proporcionou ao resto do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário