Pedagiômetro

25 de fev. de 2010

Um silêncio que incomoda

O desenrolar do caso que culminou com a prisão do ex-secretário de Administração de Sorocaba, Januário Renna, flagrado em ato de pedofilia no dia 15 de agosto do ano passado e recentemente posto em liberdade por decisão do TJ-SP chama a atenção pela forma "fria" com que vem sendo tratado.
Não me refiro aqui ao crime pelo qual foi preso, já que a materialidade do mesmo foi amplamente demonstrada. Afinal, o cara foi pego com as calças nas mãos. Literalmente!
Mas, é de se estranhar que os meandros do caso, os detalhes que o circulam não venham sendo fruto de debates.
Só pra exemplificar: se está claro que, desde a apreensão do computador da Prefeitura de Sorocaba, utilizado pelo ex-secretário, continha mais de duas mil fotos de pedofilia, além de vasto conteúdo de uso particular, como aulas preparadas, trabalhos escolares, etc, está igualmente claro que houve mal uso do patrimônio público.
Então, a Prefeitura de Sorocaba entende que a ação criminal por si só resolve a questão? Não se aventa a possibilidade de ter ocorrido ato de improbidade administrativa? A condenação penal por pedofilia resolve todo o resto?
E quanto ao tal HD que teria sumido daquela máquina? E a demora do Judiciário em julgar o caso, que acabou permitindo ao réu responder em liberdade, é algo normal?
O fato de o juiz do caso ser filho do ex-secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo não seria, no mínimo, notícia intrigante para a imprensa? Nem que fosse como mera curiosidade do caso?
Essas são apenas algumas das questões que podem e devem ser levantadas. O caso de pedofilia, não tenho dúvidas, terá tratamento adequado e Renna sofrerá severa condenação. Mas fico pensando se seria só isso, mesmo.
É tanto silêncio que chega a incomodar.

Um comentário:

  1. PAULO meu camarada,eu tambem acho que e muito silencio pelo barulho que foi feito.Acho ate que este silencio,fala muito mais do que nos ouvimos.Escute bem e voce ouvira....

    ResponderExcluir