Pedagiômetro

21 de set. de 2009

Governo de Sorocaba erra no foco de suas políticas

Há algum tempo tenho acompanhado o conflito existente no bairro Santo André II, em Sorocaba.
Em resumo, a situação é a seguinte: há alguns anos o movimento de moradia ocupou a área onde hoje o bairro está consolidado. Após algum tempo de negociação com o então proprietário do local, fundou-se uma Cooperativa que tratou da compra do terreno, bem como da urbanização e infra-estrutura necessárias.
Em valores corrigidos, mais de R$ 2,5 milhões foram pagos por aqueles moradores.
O conflito então encontra-se intalado. As mais de 370 famílias que ali residem querem ver sua condição regularizada, o (ex)proprietário da área quer receber o que considera devido e a Prefeitura..., bom o Prefeito Vitor Lippi quer tirar 40 casas da área para que um viaduto passe pelo local. Trata-se de um dos trechos do novo anel viário da cidade. No mais, quanto as outras famílias, até agora só promessa.
Na semana passada, estive com o Dep. Hamilton e uma comissão de moradores e vereadores de Sorocaba em Brasília, onde se buscou encontrar alternativas para regularização da área.
A síntese que se tem daquela reunião é que o Prefeito de Sorocaba ainda não ajustou nenhum projeto viável junto ao Governo Federal para buscar recursos para esse fim.
Também se recusa a transformar referida área em Zona de Especial Interesse Social, o que facilitaria muito a negociação.
Ontem, estive no bairro acompanhando assembléia dos moradores e pude notar um povo unido e concentrado na luta.
A conclusão a que chego é que Vitor Lippi terá muito trabalho para passar o tal viaduto no bairro se não priorizar a regularização daquelas moradias. Precisa entender que a segurança de um teto e a importância de se ter um endereço digno fazem toda a diferença e que isso vem antes que qualquer ponte ou avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário