Pedagiômetro

28 de set. de 2009

Veredor Rubi é preso

É tudo o que os que são contra o aumento do número de vereadores da cidade queria, um "nobre edil" de Sorocaba flagrado dirigindo embriagado.
Some-se a isso a notícia ainda mais assustadora da semana passada, quando o ex-vice-prefeito de Itu, atual vereador em Ribeirão Preto, Oliveira Júnior, foi acusado de ser o mandante de um homicídio.
Em tese, o aumento do número de vereadores não é ruim. Aumenta a representatividade. Aproxima o povo de seus representantes e fortalece o Legislativo, que além de elaborar e discutir leis, também tem o dever de fiscalizar o Executivo.
Considerando-se o fato de a Emenda Constitucional que permitiu o aumento do número de vereadores também determinar a diminuição do teto de gastos das Câmaras, restam-nos dois argumentos contrários a tal aumento:
1. a incompetência das Casas Legislativas em geral para a gestão dos recursos públicos. A Câmara de Sorocaba, por exemplo, poderia diminuir razoavelmente sua estrutura de comunicação e aumentar os gastos em assessoria técnica para os vereadores. Assim como poderia realizar campanhas de valorização do Legislativo e de esclarecimento sobre as funções de um Vereador. Portanto, se aumentar o número de vereadores significar aumento de gastos, é por incompetência de quem gere os cofres, pois o tamanho do caixa é o mesmo para um, ou para cem vereadores;
2. a qualidade cada vez mais sofrível de nossos representantes. A prisão do Ver. Rubi é só um exemplo.
E não adianta argumentar que os eleitos são o reflexo de quem os elege. Não é verdade. Há, nesses casos, culpa de muita gente. Principalmente daqueles que se beneficiam pelo fato de a maioria da população não saber pra que serve um Vereador.
Creio que ninguém mais deve tolerar essas situações. A Câmara de Sorocaba deve avaliar a quebra de decoro praticada por Rubi e se for o caso, cassar seu mandato. Mas é o povo quem deve dar a maior lição e eliminar essas figuras da vida pública através do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário