Pedagiômetro

3 de set. de 2009

Pré-sal: Mercadante rechaça cunho eleitoral e diz que opção do governo é estratégica para as próximas gerações

O líder do PT e do bloco de apoio ao governo no Senado, Aloizio Mercadante, acredita ser possível debater as novas regras de extração do pré-sal em 90 dias e convocou a oposição a participar do debate no Congresso Nacional.

“É possível aprovar, mas não se pode usar como pretexto o tempo para não fazer o debate de mérito”, disse.

A declaração do líder petista é uma resposta às críticas da oposição, que reclama do pedido de urgência sob o argumento de uso eleitoral no tramite previsto de 90 dias para os quatro projetos de lei que tratam do pré-sal. Este é o prazo previsto para que o Congresso Nacional aprove o marco regulatório, a criação do fundo social e ambiental, o aporte de capital para a Petrobras e a criação da estatal Petrosal.

O argumento de uso eleitoral não se sustenta. Se o objetivo do governo fosse eleitoral o caminho mais fácil seria licitar as áreas do pré-sal, obter dinheiro de imediato e gastar os recursos no ano eleitoral. “A opção é exatamente o contrário. É pensar o Brasil por meio de projetos de longo prazo, garantindo a aplicação proveniente da riqueza em ações estruturantes que assegurarão o futuro das próximas gerações”, rebateu o senador.


Leia o texto na íntegra: www.mercadante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário