Pedagiômetro

1 de set. de 2009

A re-Independência do Brasil

A descoberta do Pré-Sal, durante um governo progressista tem duas características que ainda merecem destaque:
1. aos que dizem que Lula nasceu "virado pra Lua", que justo em seu governo, durante uma das maiores crises do capitalismo, a Petrobrás realiza tal descoberta, uma novidade: não se descobre Petróleo sem investimentos em pesquisa. E o governo FHC quase destruiu a empresa. Portanto, seria apenas "sorte", se o governo tucano fizesse algo assim;
2. O Brasil ganha muito com a descoberta durante um governo petista. Sobretudo, porque só nessa situação o país investiria parte dos recursos obtidos com o Pré-Sal no combate a pobreza.

A re-Independência do Brasil dependerá, ainda, de alguns passos menos agradáveis, porém necessários.
Nenhum país se torna uma potência mundial sem que tenha Forças Armadas devidamente equipadas e preparadas para defendê-lo. No caso do Pré-Sal, a coisa é ainda mais complicada, por se tratar de uma imensa área, situada em águas profundas e de difícil preservação.
Assim creio que seja correta a decisão do governo brasileiro em adquirir submarinos nucleares da França.
Só pra se ter uma idéia, um submarino comum possui capacidade de permanecer submerso por cerca de seis ou sete dias. O movido a energia nuclear, quase seis meses. Portanto, muito mais eficiente para o controle de nossa costa.
Algo importante quando se considera que, continuando no caminho em que se encontra, a projeção é de que em vinte anos o Brasil se torne a quinta potência econômica do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário